Encontro, I

Era pra ser uma calorosa (de amigável, tá?) discussão sobre os fundamentos frerianos da proposta curricular. Para mim, um sabor mais amargo, mas o suficiente para tingir de cores mais complexas a confusa natureza humana.

Explico, em três atos.

Ato I.

Abro gentilmente a porta para professoras que, eventualmente, precisam sair do salão.

Ato II.
No iniciar das minhas palavras para o grupo, peço a fineza de não se incomodarem com minhas saídas frequentes da sala: a forte medicação que tomo (gastrite, hérnia e esofagite) me solicita idas constantes ao banheiro.

Ato III.
Vejo uma pensativa colega, e brinco: “um milhão por seus pensamentos”. “Você é muito audaz…”, é a resposta. Uma colega ao lado desafia-me a interpretar o pensar da colega. Digo que poderia ser qualquer tipo de pensamento, menos a torcida para que o encontro se acabasse logo.

~*~

Terminado a primeira parte, vem essa última personagem conversar comigo. Diz que se sentiu ofendida e que não iria embora com ‘desaforo’ entalado na goela. Conclui que:

a) eu observei a saída dela da sala de aula; “estou com problemas pessoais”, argumenta ela. Eu sequer percebi que a mesma tinha se ausentado.

b) se refere a minha fala de ir ao banheiro por necessidade e me critica, dizendo que não se sai da sala só em atenção às necessidades fisiológicas…

c) diz que detestou o tom de brincadeira com o qual me referi a ela, dizendo que eu não a conhecia e nem tinha intimidade suficiente para tanto.

~*~

Embascado, uma frase ouvida há tanto tempo brilhou na minha cabeça, em luz neon: quanto mais convivo com seres humanos, menos os entendo.

É isso.

agosto 30, 2007. Workaholic.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe uma resposta

Trackback URI

