Competências: com a palavra, o administrador

…ou, para ser mais exato, a engenheira de produção.

A idéia era discutir o pioneirismo das ciências administrativas no perfilar do conceito de competência. Para tanto, descobri um 'trabalho seminal'. A obra é uma dissertação de mestrado, defendida por Cristina Ubeda na Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

O painel conceitual traçado pela referida autora é excelente. Passa por vários teóricos europeus e norte-americanos. Genericamente, admite dois tipos de competências: uma estratégica, empresarial, outra, individual.

Além do mais, foi fundamental perceber o nível de engajamento da autora dentro de uma determinada visão do mundo do trabalho. Qualidade, certificação, flexibilidade, entre outros são conceitos que conduzem a dissertação ao mesmo rumo de vários outros trabalhos não questionadores dos ideais neoliberais.

E pensar que muitos educadores adotam essa visão empresarial stricto sensu…

***

Consegui três textos excelentes para discutir pedagogia das competências e as transformações no mundo do trabalho. São eles:

KUENZER, Acacia Zeneida. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Disponível em http://www.senac.br.

DOURADO, Luiz Fernandes et al. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação e Sociedade, v. 22, n. 75, Campinas, Agosto, 2005.

RAMOS, Alexandre Luiz. Acumulação flexível, toyotismo e desregulamentação do direito do trabalho. Disponível em http://www.cefetsp.br.

***

Amanhã estarei em viagem. Entrarei em contato com remanescentes de comunidades quilombolas. Pretendo levantar dados estatísticos para, primeiramente, atender solicitações superiores, e, obviamente, para meu próprio deleite também. Quem sabe não saia daí um artigo para publicação?

abril 24, 2006. Competências, Workaholic.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback URI

%d blogueiros gostam disto: